Escola de Música do Grupo Solidariedade Musical e Desportiva de Talaide
A escola de música do Grupo Solidariedade Musical e Desportiva de Talaide surgiu em 1975, por proposta do então músico da banda Francisco Teles, que desde logo assumiu a sua docência.
Tal proposta deveu-se à necessidade de se formarem músicos novos com o intuito de integrarem a banda que era composta por músicos de idade mais avançada e encontrava-se muito desfalcada de elementos.
Numa segunda fase Noémia Santos, continuou com o ensino e em 1992 foi substituída por Fernando Moreira, que acumulava as funções Professor e Maestro da Banda de Música.
Com a saída do Maestro/Professor Fernando Moreira, em 1996, o então músico da Banda e 1º Clarinete, José Janeiro, pessoa muito dedicada, desejoso de ensinar e com forte sentido de tacto no relacionamento com crianças, decidiu dar continuidade a este projecto por entender que era um desperdício deitar por terra um trabalho onde já se tinham investido alguns recursos financeiros e, ainda que, se tal acontecesse a banda corria o sério risco de acabar por falta de elementos. Se assim pensou, melhor e em boa hora o fez, pois a partir dessa data a Escola de Música conseguiu formar o maior número de jovens músicos que integram a nossa banda e tem em aprendizagem cerca de vinte novos alunos.
Através de um protocolo com a Câmara Municipal de Oeiras, tem actualmente vários alunos a estudar no Conservatório de Música de Linda-a-Velha, sendo os custos suportados por aquele Município.
Tem procurado cativar outros jovens à aprendizagem e gosto pela música. Tal como a banda de música e a Orquestra Ligeira (sénior) é a única Escola de Música na freguesia de S. Domingos de Rana, do Concelho de Cascais.
Em 2006, Eugénio Condesso, relançou o ensino da música que com o seu grande empenho, conseguiu juntar uma nova geração de músicos, que a breve tempo, passarão a fazer parte da Banda. Tem como objectivo reforçar o ensino com mais um instrutor, de preferência especializado em áreas que estejam a descoberto.